Resets dentro do RPG
Uma das coisas mais legais nos RPGs é que morrer não significa nunca mais jogar, você ainda pode recomeçar sua jornada, na maioria das vezes reiniciando do zero. Em Konoha, também temos mortes e, apesar delas não acontecerem com muita frequência, marcam muitos jogadores. Alguns dizem que precisamos de mais assassinatos dentro da vila, enquanto outros fogem da ideia de ter todo o seu progresso no RPG perdido por uma luta mal feita.
No memorial da vila se encontram alguns nomes de shinobis mortos até o fim da primeira guerra mundial shinobi, entre eles os consagrados heróis de batalha e os vilões da mesma, que foram os que receberam o reset forçado por perderem uma batalha de cunho interpretativo. Após a Guerra, outras mortes ocorreram, com direito a bastante discussão. Recentemente quase tivemos um novo reset de Muramasa na Montanha dos Hokages, mas o mesmo não ocorreu. Diante de tantas discussões, que tal aprender um pouco mais sobre o sistema de mortes dentro do RPG? A sessão DesCOMPLICA de hoje trará para vocês, leitores, todas as informações necessárias. Faça suas anotações e prepare suas armas, porque cabeças rolarão!
Primeiro, é bom deixar claro que existem dois tipos de resets dentro da vila. O primeiro é o mais comum, onde o player perde toda a ficha ou parte dela, como explicarei adiante. Já o segundo, conhecido como RST, é uma condecoração cedida a poucos que transforma o rank que ele possui em um bônus, explicado posteriormente.
Para começar, vamos falar sobre as mortes clássicas. Dentro de uma interpretação na vila ou uma quest ou evento oficial em comunidades separadas, pode haver casos onde uma pessoa acerte o oponente fatalmente, levando-o à óbito. Nesse caso, ela pode ir ao tribunal e pedir a avaliação do caso e a aplicação do reset, caso o movimento seja válido. O juri irá avaliar com cautela o caso e, após a opinião de todos, o veredito será dado, sendo considerado ou não o reset. Lembrando que o oponente sempre terá seu direito de defesa ou, se preferir, aceitar o reset sem ser necessária a interferência do Tribunal.
Mas aí você perde tudo? Todo o tempo que gastou no RPG? Perguntas como essas começaram a surgir, e a vila adotou um novo sistema. Até jounnins, todos os resetados voltariam como gennin lvl 0, perdendo tudo. Mas, se o resetado for PRO, perderá apenas um rank, voltando como Jounnin. No caso de moderadores, eles retornam como gennins RST lvl 0. O que significa isso? Calma, vou explicar agora...
A vida de um membro que atingiu o auge é parada. Ele já upou tudo o que tinha para upar e não tem mais o que fazer. Já serviu o RPG como moderador e agora... Fará o que? Parar de jogar e seguir sua vida? A vila não quer deixar seus players irem embora obrigados, principalmente quando eles serviram tão bem o sistema. Por isso, esses moderadores morrem e reencarnam em um novo corpo, que pode ser do seu antigo char, ou outro que esteja livre. Esse corpo possui todas as memórias do antigo, apesar de só liberando-as aos poucos. Além disso, por já lembrar algumas informações do seu antigo corpo, possui um desenvolvimento maior do que o normal.
Analisando sistematicamente, um RST terá sempre a ficha de um rank superior ao seu atual. Um Gennin RST tem a ficha de um Chunnin, um Chunnin RST tem a ficha de um Jounnin, etc. Essa sequência permanece até quando o player atinge o rank que PRO RST, com ficha Sannin. Ao se graduar novamente por evento ou nomeação, ele passaria para o rank de Sannin RST com ficha de Hokage. Mas, caso já hajam três Sannins Lendários, para não quebrar o famoso número de 3 Sannins, o RST se torna um Goikeban, ou Conselheiro. Ainda tem a ficha de Hokage, mas não é considerado Sannin. Mas lembre-se, apenas quem já foi Hokage pode atingir uma ficha de Sannin RST ou Goikeban.
Para um segundo RST, a diferença é que, "além de ter a ficha um rank acima do atual, terá também, +10 de atb para distribuir na ficha e poderá colocar ninjutsus de até Rank S do seu segundo elemento, e assim sucessivamente, até completar cinco resets dentro da vila, [...] onde o resetado em questão será Gennin com ficha Chuunin, +50 pontos para distribuir e podendo ter ninjutsus Rank S do quinto elemento" (trecho extraído do Novo Sistema de Reset).
Vale lembrar que é necessário se mostrar um moderador ativo e que age em prol da vila para poder requerer o seu RST. Além disso, é necessário que o réu que requisitar o pedido de RST deverá estar na moderação há algum tempo (este pode ser diferente de caso para caso, por isso não possui um valo físico).
Está finalizado mais um post da sessão DesCOMPLICA! do blog, espero que tenham aprendido mais sobre os resets dentro da vila. Qualquer dúvida podem perguntar por meio de comentários aqui no próprio post ou procurar qualquer moderador dentro do jogo. Até a próxima!